O último dia de março promete uma meteorologia curiosa, com algumas surpresas no horizonte. Segundo o portal especializado LusoMeteo, a previsão para esta segunda-feira aponta para uma ligeira subida das temperaturas, podendo atingir os 28 a 29ºC em várias regiões. No entanto, a situação poderá ser mais complexa do que parece, com a possibilidade de intrusão de poeiras e alguma instabilidade atmosférica durante a tarde, algo que pode afetar o tempo logo no início de abril.
O cenário para a última parte de março indica que o anticiclone será instável, algo que será determinante para a evolução do tempo nos primeiros dias de abril. A expectativa é que uma intrusão de ar mais frio e húmido do Atlântico possa surgir no final do dia de hoje, trazendo consigo a possibilidade de instabilidade. Este fator poderá influenciar o comportamento meteorológico nos primeiros sete a dez dias do mês seguinte.
Apesar do dia de hoje ser caracterizado por temperaturas mais amenas e agradáveis, Miguel Oliveira, especialista do portal LusoMeteo, explica que a mudança para um clima mais instável parece iminente. As temperaturas para os dias seguintes ainda são uma incógnita, e a instabilidade deverá ser um dos elementos-chave da meteorologia nos primeiros dias de abril.
Segundo o IPMA, em Lisboa, os aguaceiros começam na terça-feira. Os termómetros atingem os 19ºC de máxima e os 23ºC de mínima.
No Porto, a chuva só chegará na quinta-feira. As máximas estarão a rondar os 20-23ºC e as mínimas entre 8-12ºC.
Viana do Castelo terá chuva só na segunda metade da semana, a partir de quinta-feira. As máximas não vão além de 23ºC nos próximos dias, e as mínimas descem até aos 10ºC.
Bragança terá aguaceiros na quinta-feira, e chuva no dia seguinte – o resto da semana será de sol. As máximas não vão além dos 22 graus e as mínimas vão andar entre 1-7ºC.
Na Guarda, o mesmo cenário: quinta e sexta-feira trazem chuva. As temperaturas máximas vão andar entre 14-17ºC, enquanto as mínimas entre os 3 e 7ºC.
Mais abaixo, Leiria começa com chuva amanhã, que perdurará toda a semana. As mínimas rondarão os 9-11ºC e as máximas chegam aos 24ºC.
Portalegre, terá aguaceiros a partir de amanhã. As temperaturas máximas irão rondar os 17-20ºC e mínimas entre 11ºC e 12ºC.
Já em Setúbal, as temperaturas máximas andam pelos 19-24ºC e as mínimas entre 8-11ºC. terça e quarta-feira trarão aguaceiros, os dias seguintes serão de chuva.
Évora terá chuva amanhã com ligeiro alívio nos dois dias seguintes. As temperaturas máximas atingem 22ºC e as mínimas descem até 7ºC.
Em Faro, a semana começa com alguns aguaceiros, terça e quarta-feira, que se vão agravando ao longo da semana (sexta-feira será o pior dia). As máximas vão andar entre os 19-21ºC, enquanto as mínimas descem até aos 12ºC.
Cenários possíveis para abril
De acordo com as últimas análises, dois cenários principais estão a ser considerados pelos meteorologistas. O primeiro sugere que as temperaturas se manterão amenas, com a presença de bolsas de ar frio próximas, mas sem uma influência direta no clima. Neste caso, a previsão é de que ocorram alguns aguaceiros esparsos ao longo da semana.
O segundo cenário é mais instável e prevê uma mudança significativa nas condições meteorológicas caso o anticiclone ceda e migre para o norte. Este cenário, embora ainda incerto, poderia resultar numa descida acentuada das temperaturas logo no início de abril, com um ambiente mais fresco e instável. Ambos os cenários são possíveis, mas ainda não é possível determinar com precisão qual prevalecerá.
A instabilidade na primeira semana de abril
Em relação ao mês de abril, as previsões são ainda mais difíceis de determinar. A primeira semana de abril deverá ser marcada por alguma instabilidade, embora a intensidade e a extensão dessa instabilidade seja uma grande incógnita. Embora a instabilidade pareça certa, a incerteza aumenta para os dias seguintes, com discrepâncias notáveis entre os modelos meteorológicos.
Uma das ferramentas utilizadas para analisar essas mudanças é o índice NAO (North Atlantic Oscillation), que ajuda a prever a presença de anticiclones no Atlântico. Um valor positivo do NAO favorece condições mais secas, enquanto um valor negativo pode indicar maior precipitação e clima mais chuvoso. O gráfico mais recente sugere uma tendência de um NAO neutro, o que demonstra incerteza nas previsões, mas também aponta para uma possível transição para uma situação de NAO negativo, o que poderia trazer mais instabilidade e temperaturas frescas.
O que esperar para abril?
De acordo com as análises meteorológicas mais recentes, a tendência é para um abril instável, embora a intensidade e a extensão dessa instabilidade ainda estejam envoltas em incerteza. Se por um lado existem sinais de um mês com características típicas de “abril, águas mil”, por outro, é possível que as condições meteorológicas sejam mais secas e amenas, o que faria com que a famosa expressão popular fosse refutada este ano.
Como conclui Miguel Oliveira, “a meteorologia é sempre surpreendente”, e embora se espere algum grau de instabilidade para os primeiros dias de abril, a evolução dos cenários meteorológicos deverá ser acompanhada de perto para se obter uma previsão mais fiável.














