Marcelo Rebelo de Sousa é o melhor Presidente da República da era democrática, aponta sondagem

Marcelo Rebelo de Sousa foi considerado o melhor Presidente da República de sempre em Portugal, de acordo com uma sondagem da Intercampus para o ‘Correio da Manhã’ – o atual chefe de Estado recolheu 27% da preferências dos portugueses, superando, por curta margem, António Ramalho Eanes, que recolheu 25,7% dos votos.

António Ramalho Eanes foi o primeiro Presidente da República Portuguesa eleito por sufrágio direto e universal, em 27 de junho de 1976, com 61,59% dos votos expressos. Foi reeleito em 7 de dezembro de 1980, igualmente à primeira volta, com 56,44% dos votos expressos, após uma acesa campanha eleitoral.

Já Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República, pela primeira vez, a 24 de janeiro de 2016 tendo tomado posse a 9 de março. Foi reeleito para um segundo mandato a 24 de janeiro de 2021 e tomou posse a 9 de março do mesmo ano.

Em terceiro lugar na lista surge Jorge Sampaio, com 22,3% das preferências dos inquiridos – a seguir surgem Mário Soares, com 8,8%, e por último destacou-se o antecessor de Marcelo Rebelo de Sousa, Aníbal Cavaco Silva, a escolha de 6,7% dos participantes na sondagem.