Marcelo desmaia em visita a faculdade: Presidente foi hospitalizado mas “está estável”
Marcelo Rebelo de Sousa desmaiou, esta quarta-feira, durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, na Costa de Caparica, e foi necessário chamar meios de socorro ao local, avançou esta tarde o ‘Correio da Manhã’.
Contactada pela ‘Executive Digest’, a Presidência da República frisou que Marcelo “teve uma indisposição e por precaução foi levado ao hospital”.
O Presidente da República foi transportado para o Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, mas de acordo com a mesma fonte, está, neste momento, “estável”, preparando-se para cumprir exames médicos no hospital. “Está bem-disposto. Desmaiou mas recuperou rapidamente os sentidos. Nem queria que anulássemos a agenda de tarde”, anotou o chefe da Casa Civil da Presidência.
O intenso calor que se fazia sentir terá sido a causa do desmaio, embora “tenha recuperado rapidamente”, garantiu Fernando Frutuoso de Melo, que falou com Marcelo quando este ainda estava na ambulância a caminho do hospital.
Marcelo Rebelo de Sousa participava, a título privado, num encontro com investigadores do núcleo da Universidade Nova de Lisboa, no Campus da Caparica: o Chefe de Estado estava acompanhado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, a participar na cerimónia de inauguração do Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados NANOVA – presente estava também a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Toda a agenda do Presidente está agora suspensa. Marcelo Rebelo de Sousa ia participar, a partir das 17 horas, numa cerimónia onde seriam distinguidos 50 alunos pelo seu sucesso escolar, que iriam plantar uma espécie de árvore moçambicana que corre o risco de extinção. A iniciativa está integrada na semana dedicada à biodiversidade local organizada pela EPIS – Empresários para a Inclusão Social.
Não é a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa desmaia: em 2018, no Bom Jesus, em Braga, o Presidente foi protagonista de um susto devido a uma intoxicação alimentar que lhe causou desidratação. Foi também um dia de intenso calor.
O estado de saúde de Marcelo Rebelo de Sousa já foi notícia em outros momentos: o Presidente foi operado a duas hérnias inguinais, a 15 de dezembro de 2021, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Antes, a 28 de dezembro de 2018, Marcelo foi operado de urgência a uma hérnia umbilical no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, o que o obrigou a cancelar toda a sua agenda até ao final desse ano. Por último, a 30 de outubro de 2019, o chefe de Estado foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide.