Marcas de luxo usam cada vez mais Inteligência Artificial para fidelizar clientes

As marcas de luxo estão cada vez mais a utilizar a Inteligência Artificial (IA) para fidelizar os clientes, enquanto 75% dos consumidores de luxo estão dispostos a adotar novas tecnologias na sua interação com as marcas.

O relatório sobre o luxo e tecnologia “Towards the boutique of the future”, desenvolvido pela Bain & Company, em colaboração com o Comité Colbert, mostra que 27% das marcas de luxo inquiridas já utilizavam a IA no ano passado para captar clientes e 19% para a otimização de processos.

E espera-se que esta percentagem aumente significativamente com a ascensão da IA generativa.

As marcas de luxo já estão a utilizar ferramentas como a realidade virtual, os NFTs, a identificação por radiofrequência e a inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente.

A Cartier, por exemplo, implementou recentemente apresentações holográficas interativas das suas coleções de joalharia de alta gama nas suas lojas de Xangai, onde se pode não só observar os produtos de todos os ângulos, mas também fazer “zoom in” para descobrir o seu trabalho artesanal em pormenor.

“A tecnologia de ponta desempenha um papel fundamental para a oferta de uma fantástica experiência aos clientes. Isto é verdadeiro para todo o sector do retalho, e particularmente importante para o luxo. 75% das empresas inquiridas vêem-no claramente, e o desafio passa a ser como organizar-se para executá-lo de uma forma capaz de capturar valor para a empresa e o consumidor”, explica Alberto Requena, partner da Bain & Company e líder das práticas de retalho.

Por sua vez, Cira Cuberes, partner da Bain & Company, acrescenta que “a experiência é um elemento muito valorizado pelos clientes deste setor, a tecnologia pode ajudar as equipas de vendas a oferecer recomendações melhores e mais personalizadas, bem como a gerar maiores eficiências através da otimização processos, aumentando a perceção de uma experiência mais VIP para esses clientes.”

Para a Bain & Company, estas tecnologia dão resposta Às necessidade das marcas de luxo, nomeadamente no que respeita a enriquecer a relação entre clientes e vendedores, aumentar o nível de imersão no universo da marca e otimizar a experiência do utilizador.

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