Mais silício, menos cobalto. A receita mágica de Musk para baterias mais baratas
No primeiro evento do “Battery Day“, que concentrou todas as atenções esta semana, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse que a produção de um carro mais barato poderá ser possível nos próximos três anos. Reduzir especificamente para metade os custos de fabrico de baterias de iões de lítio foi o tema principal do evento.
A redução vai permitir desenvolver um modelo mais barato – um “sonho desde o início” para o bilionário.
A Tesla pretende, eventualmente, produzir 20 milhões destes veículos totalmente autónomos por ano, mas não deu uma meta temporal clara para atingir o objetivo.
De acordo com a Bloomberg, as inovações da bateria incluem o seguinte:
1. Mais silício, menos cobalto
Musk centrou-se nos dois materiais utilizados nos eléctrodos de uma bateria (o ânodo e o cátodo, onde a célula recebe a sua energia). O silício, o material mais abundante na Terra, está a ser cada vez mais utilizado no ânodo.
Ao mesmo tempo, a Tesla está a reduzir – e finalmente a remover – o cobalto, um metal dispendioso que também é controverso devido à forma frequentemente pouco ética como é extraído.
2. Eléctrodos secos
As alterações no processo de fabrico visam também aumentar a densidade energética. Para o conseguir, a Tesla melhorou o seu revestimento de eléctrodos – processo pelo qual os dois eléctrodos são feitos.
O método actual é um processo de revestimento húmido, que consome muita energia e requer uma grande pegada ambiental. A Tesla passou para um processo seco para minimizar a utilização de energia e os custos de equipamento nas suas instalações.
3. Produção de catódicos
As baterias que alimentam os carros Tesla utilizam lítio, níquel, cobalto, alumínio e outros materiais que os seus fornecedores – Panasonic, LG Chem e CATL- fabricam em células. Representam cerca de 45% do custo de fabrico de uma célula de bateria.
Para baixar isso, Musk diz que a empresa vai envolver-se mais na produção catódica, desde as matérias-primas até ao produto acabado. A abordagem catódica visa também diminuir a quantidade de águas residuais resultantes do fabrico.
No evento em Fremont, na Califórnia, Elon Musk anunciou que a sua empresa tem os direitos a um depósito de lítio de Nevada.