Mais de uma década depois, Ferrari revela o seu primeiro supercarro: F80 custa 3,6 milhões de euros e ‘lembra’ modelo mítico
A Ferrari revelou o seu primeiro novo supercarro em mais de uma década, um carro de 3,6 milhões de euros, que é uma reviravolta futurista inspirada num famoso design dos anos 80.
Delivering 1,200 cv, designed to thrill, and deeply rooted in motorsports. A benchmark for innovation and excellence.
Follow the link to unleash the Ferrari F80. #FerrariF80 #FerrariSupercars #Ferrari
— Ferrari (@Ferrari) October 17, 2024
O novo F80 – com motor híbrido V6 de 1.200 cavalos – é um dos modelos mais caros de sempre da marca de luxo italiana, sendo que vão ser fabricados apenas 799: as entregas do carro começarão antes do final do próximo ano.
Representa o mais recente esforço da Ferrari para aumentar ainda mais as suas margens líderes no setor – recorde-se que é o fabricante automóvel mais valioso da Europa, apesar de produzir apenas uma fração dos automóveis quando comparado com os rivais.
Mesmo perante uma desaceleração mais ampla dos gastos com luxo, a procura por supercarros topo de gama que custam mais de 1 milhão de dólares continua robusta. O preço padrão em Itália para o F80 será de 3,6 milhões de euros.
O F80 de dois lugares, que atinge uma velocidade máxima de cerca de 350 quilómetros por hora, é o primeiro supercarro da empresa desde que lançou o LaFerrari em 2013. Embora o termo supercarro seja frequentemente utilizado para se referir a carros desportivos de alta potência, a Ferrari aplica-o. Outros supercarros da Ferrari – que raramente são lançados – incluem o GTO de 1984 e o Enzo de 2002.
Welcome to the new Ferrari F80.
The embodiment of the ultimate in engineering. A V6-hybrid powertrain derived from racing and unleashing 1,200 cv – more powerful than any other road car to leave the gates of Maranello. #FerrariF80 #FerrariSupercars #Ferrari pic.twitter.com/4lREfNKii1
— Ferrari (@Ferrari) October 17, 2024
O design do F80 foi inspirado na indústria aeroespacial, destacou a marca italiana: a Ferrari “queria fazer algo absolutamente futurista e disruptivo, não nos queríamos deixar levar por uma ideia nostálgica”, apontou o diretor de design, Flavio Manzoni. No entanto, um olhar atento ao novo supercarro permite encontrar semelhanças com o F40, como o capô plano e traseira transparente.
Todos os 799 automóveis que vão ser produzidos já foram reservados informalmente por potenciais clientes, salientou o diretor comercial e de m arketing da Ferrari, Enrico Galliera. Ou seja, vender todos os carros por 3,6 milhões de euros cada renderia à Ferrari um total de 2,88 mil milhões de euros.
The latest in the #FerrariSupercars lineage: welcome to the Ferrari F80.#FerrariF80 #Ferrari pic.twitter.com/MwPp0TCsXv
— Ferrari (@Ferrari) October 17, 2024
Something new is on the horizon. #FerrariSupercars #Ferrari pic.twitter.com/kfpg1J80jM
— Ferrari (@Ferrari) October 16, 2024