Mais de um em cada quatro inquilinos gasta (pelo menos) 40% do salário com custos da casa, aponta estudo

Mais de um em cada quatro inquilinos estava em situação de sobrecarga financeira com as despesas com a habitação em 2023, o que representa uma queda de 2,4 pontos percentuais face ao ano anterior. De acordo com o ‘Jornal de Negócios’, 27% dos inquilinos gasta, pelo menos, 40% do seu rendimento com renda da casa, água, luz e gás.

Na União Europeia a 27, “a sobrecarga financeira com a habitação atinge um quinto dos inquilinos (20,8%) e, desde que há registos, nunca ultrapassou os 27,1%”, acrescentou o estudo.

O estudo da Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, abordou ainda a subida dos preços das casas no nosso país. Em 2023, Portugal viu mais do que duplicar o preço de compra das casas, comparativamente a 2015: 106%, valor acima do registado a nível da União Europeia, de 48%. Confrontando este aumento com a variação da remuneração média dos trabalhadores por conta de outrem, verificou-se que, face a 2015, os salários em Portugal aumentaram 35%, muito aquém do aumento de 105% das casas.

Crianças e jovens em maior risco, pobres estão mais pobres e um em cada 10 trabalhadores não tem dinheiro: o retrato da pobreza em Portugal




Comentários
Loading...