Mais de metade dos CEO acredita que a economia vai piorar em 2024
Mais de metade dos líderes empresariais acreditam que as condições económicas vão piorar no próximo ano, em oposição aos investidores, que almejam com uma descida das taxas de juro.
De acordo com o “CEO and Investor Outlook Survey” da Teneo, onde participaram 111 CEOs de empresas globais de capital aberto e 152 investidores, 53% dos CEOs esperam que as condições económicas piorem no próximo ano.
Por outro lado, 94% dos investidores esperam melhorias, possivelmente esperançosos e apostando numa redução das taxas de juro em 2024.
Os dados mostram ainda que 78% dos CEOs dizem que estão a investir em Inteligência Artificial (IA), o que representa um aumento de 20 pontos em relação ao ano passado. Para além disso, 1 em cada 4 não acredita ter as pessoas certas para impulsionar o seu programa de IA.
Ainda olhando para 2024, 55% dos CEO e 63% dos investidores referem que a China é importante para as suas estratégias durante a próxima década, um aumento acentuado em relação aos apenas 18% e 34% do ano passado.
No que respeita à atividade de fusões e aquisições, 68% dos CEOs e investidores esperam que esta aumente, apesar das taxas de juros mais altas e de um ambiente regulatório mais rígido.
Por outro lado, apenas 8 % dos CEO dizem que estão a reduzir os seus programas ESG, enquanto 92% dizem que irão manter o rumo. Mas 72% dizem que modificaram a sua abordagem e estão a falar menos sobre o assunto (45%), a ouvir mais atentamente as partes interessadas para decidir quando e onde se envolver (28%) e a ser mais cautelosos na determinação dos tópicos em que se envolvem (28%).