Mais de 50 anos depois, Estados Unidos regressam à Lua esta noite: veja a transmissão ao vivo aqui

A NASA pode regressar à Lua pela primeira vez em mais de 50 anos com a ajuda de SpaceX e da empresa privada ‘Intuitive Machines’: possa assistir ao momento da chegada do Nova-C à Lua ao vivo, através deste link, esta quinta-feira, a partir das 21h15 (hora de Lisboa).

Espera-se que o módulo lunar ‘Odysseus’ da ‘Intuitive Machines’ pouse na superfície lunar não antes das 22h49.

A empresa sediada em Houston colaborou com a NASA e a SpaceX, lançando com sucesso a sua missão IM-1, no passado dia 14, no topo do foguetão ‘Falcon 9’.

Se a ‘Intuitive Machines’ tiver sucesso, não só se tornará a primeira empresa comercial da história a pousar na Lua, mas também ajudará a catapultar os EUA para a corrida espacial do século XXI.

Apesar de ter sido a primeira a pousar na Lua em 1969, a NASA não devolveu nada à superfície lunar no século XXI – a NASA fez uma tentativa em janeiro último, colaborando com a empresa ‘Astrobotic’, para lançar a missão ‘Peregrine’ à Lua. O módulo de pouso nunca o conseguiu fazer devido a válvula defeituosa que provocou a fuga de combustível que os forçou a cancelar a missão.

O Nova-C é um cilindro hexagonal com cerca de 4,2 metros de altura e 1,5 metros de largura: com ele, a NASA terá a hipótese de estudar a superfície lunar com os seis instrumentos científicos que possui a bordo, incluindo um sistema de navegação baseado em laser e um teste de mini-radiotelescópio.

Ler Mais