Mais ativos russos confiscados? Moscovo ameaça com resposta “simétrica”

O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, garantiu hoje que Moscovo dará uma resposta “absolutamente simétrica” ao confisco dos seus bens na Europa, depois de Bruxelas ter admitido na segunda-feira apreender mais ativos russos.

“Se essa decisão for adotada haverá uma resposta absolutamente simétrica da Federação Russa”, afirmou o responsável, em declarações ao canal de televisão estatal Rossía-24.

Segundo adiantou o ministro, a Rússia tem bens europeus congelados suficientes para que a resposta tenha uma dimensão idêntica.

Entre os ativos europeus em causa incluem-se contas bancárias, dividendos e obrigações de “contra-agentes estrangeiros de países hostis”, disse Siluanov.

“Tudo isso está congelado. Os lucros gerados por estes recursos [pela Rússia, caso sejam confiscados] são importantes e podem ser usados se a decisão for tomada pelos nossos parceiros hostis”, ameaçou o ministro.

A União Europeia anunciou na segunda-feira o 12º pacote de sanções contra a Rússia pela guerra na Ucrânia, adiantando estar a avaliar a possibilidade de utilizar o rendimento dos ativos russos congelados na reconstrução da Ucrânia.

“Essas receitas extraordinárias já seriam bastante consideráveis. E a ideia é reuni-las e depois canalizá-las através do orçamento da UE ‘em bloco’ para a Ucrânia e para a reconstrução da Ucrânia”, explicou a presidente da Comissão Europeia no final de outubro, Ursula von der Leyen.

O pacote de sanções inclui ainda a proibição, a partir de 1 de janeiro, de importação de diamantes da Rússia, que fatura cerca de 4,5 mil milhões de euros anuais com a venda destas pedras preciosas.

A União Europeia congelou cerca de 19 mil milhões de euros dos oligarcas russos nos primeiros meses da campanha militar que a Rússia iniciou na Ucrânia em fevereiro de 2022.

Além disso, o Ocidente bloqueou um total de 300 mil milhões de dólares (cerca de 275 mil milhões de euros) em ouro e reservas cambiais do Banco Central da Rússia.

Na terça-feira, a Rússia assegurou que irá usar todas as formas disponíveis para contornar as sanções aos diamantes russos, tendo o porta-voz da presidência russa (Kremlin) garantido que o país fará “tudo para defender e garantir os interesses da Rússia”.

Ler Mais





Comentários
Loading...