Maioria dos ucranianos não desiste de ser membro da NATO ou da União Europeia em troca da paz com Moscovo, indica sondagem

A maioria dos ucranianos considera inaceitável ou indesejável a possibilidade de renunciar à adesão à NATO – Organização do Tratado do Atlântico Norte – em troca de paz com a Rússia, segundo revelou uma sondagem do ‘New Europe Centre’, revelada esta terça-feira pela ‘European Pravda’.

Segundo a pesquisa, 67% dos ucranianos consideraram que a possibilidade de abandonar a adesão à NATO ou anunciar a neutralidade de Kiev em troca da paz com Moscovo como totalmente inaceitável (57%) ou extremamente indesejável (10%): apenas 12% acham que esta é uma opção aceitável.

A sondagem apontou ainda que 71% dos inquiridos opõem-se a fazer concessões à Rússia relativamente à adesão da Ucrânia à União Europeia – 61% consideraram totalmente inaceitável e 10% indesejável – e apenas 11% concordariam em apoiar esta medida.

Os ucranianos mostraram ainda maior resistência às sugestões de cedência dos territórios temporariamente ocupados à Rússia em vez de os libertar – mais de 76% rejeitaram categoricamente esta ideia e 8% consideraram-na indesejável. A redução das Forças Armadas da Ucrânia também foi descartada por 88% dos ucranianos, assim como dar ao russo o estatuto de língua oficial (80%).

Por último, se fosse realizado hoje um referendo, 78% dos ucranianos entrevistados votariam pela adesão à União Europeia e 77% pela adesão à NATO.