Maioria dos portugueses não dá mais do que um ano de vida ao Executivo de Montenegro

O Governo de Luís Montenegro não vai durar mais de um ano, apontou esta terça-feira uma sondagem da Intercampus para o ‘Jornal de Negócios’ e ‘Correio da Manhã’: apenas 14% dos inquiridos acreditam que o novo Executivo tem condições para cumprir os quatro anos da legislatura. O inquérito, promovido a 605 pessoas, revelou ainda que 26,1% salientaram que a AD vai durar “menos de um ano”, ao passo que 25,8% referiram que possa durar “cerca de um ano”.

Mais confiantes estão 16,7% dos inquiridos, que indicaram que o Governo pode durar “cerca de dois anos” e apenas 4,8% acreditam que deverá manter-se durante “mais de dois anos”, embora sem cumprir a totalidade do mandato.

Os mais descrentes com o novo Governo são os portugueses com 55 ou mais anos – mais de metade (56,9%) referiram que deverá durar um ano. Já os jovens entre os 18 e 34 anos estão mais entusiasmados, com 21,1% a garantirem que o Governo vai durar toda a legislatura. A nível regional, esta convicção é mais forte no Norte (19,1%) e Centro (14,3%).

Há também 43,5% que consideraram que a AD fez bem em governar sozinha, sem estar dependente de outros partidos, tanto à esquerda como à direita. No entanto, 28,1% dos portugueses referiram que deveria haver uma aliança com o PS. Já 18,3% preferem uma coligação com o Chega.

O Governo de Luís Montenegro é melhor ou pior do que o de António Costa? Os portugueses estão indecisos nesta resposta: 40,5% dizem ser melhor, já 41,7% sustentou ser pior. Há 3,6% que consideraram ser igual e 14,2% não sabem ou responderam.

Por último, os líderes: 48,8% consideraram António Costa um melhor primeiro-ministro, face aos 36,7% de Luís Montenegro: 0,8% disseram que são iguais.

Ler Mais