“Maior revolução na história do mercado” petrolífero está a menos de três meses
1 de Janeiro de 2020 poderá ficar marcado como o dia em que o mercado do petróleo muda radicalmente. Neste dia, a International Maritime Organization (IMO) irá implementar novos padrões para emissões, pensados para limitar a poluição decorrente da navegação dos navios petroleiros.
«É a maior mudança na história do mercado petrolífero», garante Steve Sawyer, analista senior na Facts Global Energy. Em declarações à CNBC, o profissional adianta que irá impactar produtores de crude, comerciantes, proprietários de navios, refinarias, investidores, seguradoras, empresas de logística e bancos, entre outras organizações. «Tenho dificuldades em encontrar alguém que não será afectado. É por isso que é uma transição enorme», conclui.
Segundo a mesma publicação, dezenas de milhares de navios queimam mais de três milhões de barris de combustível diariamente. A partir do próximo ano, as regras serão mais apertadas, especialmente no que respeita as emissões de enxofre: serão banidas embarcações que recorram a combustível com uma percentagem de enxofre superior a 0,5%. Actualmente, podem chegar aos 3,5%, sendo que em média atingem os 2,7%.