Maior produtora mundial de torres eólicas investe 100 milhões de euros em Aveiro

A maior produtora mundial de torres eólicas, a sul-coreana CS Wind, vai expandir as suas instalações na Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, e também na unidade que detém em Sever do Vouga.

Depois de ter adquirido a ASM Industries, por 46,5 milhões de euros em 2021, a empresa vai agora investir 100 milhões de euros na unidade dedicada a eólica offshore, e mais 15 milhões de euros na unidade de Sever do Vouga, dedicada a onshore, revela o ‘Negócios’.

O investimento vai ser feito de forma gradual até ao final de 2024, e vai permitir triplicar a capacidade de produção da empresa, rumo ao objetivo de faturar 400 milhões de euros em 2025.

Atualmente com uma equipa de 500 colaboradores, a gigance sul-coreana quer chegar aos 1.000 em 2025, e reformar a aposta e o investimento no offshore, devido à elevada procura principalmente nos mercados europeu e norte-americano, revela a mesma fonte.

Recorde-se que a A WAM Investments, de Adelino da Costa Matos, vendeu os 40% que detinha da fabricante nacional de torres eólicas ASM Industries (ASMI) à CS Wind, que passou a controlar a empresa a 100%-

“A WAM Investments, de Adelino da Costa Matos, informa que vendeu os 40% que ainda detinha na ASM Industries (ASMI) ao sócio coreano CS Wind, que passa a controlar a empresa a 100%”, escreveram, à data, em comunicado.

“Foi um ciclo fantástico onde, juntamente com uma grande equipa e o apoio dos principais ‘stakeholders’, transformámos a ASM Industries num dos maiores fabricantes de torres eólicas da Europa, após um ambicioso plano de expansão, focado no reforço de capacidade produtiva em Sever do Vouga e na criação da nova fábrica ‘offshore’, no Porto de Aveiro”, considerou Adelino Costa Matos, citado na mesma nota.

Ler Mais