Maior dono de quintas do Douro eleito para liderar as 12 famílias prestigiosas do mundo do vinho

Charles Symington, diretor de produção da Symington Family States, do grupo que detém marcas de vinho do Porto como a Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, será o próximo presidente da Primum Familiae Vini.

A cada ano, a Primum Familiae Vini (PFV) – uma associação de doze famílias prestigiosas do mundo do vinho – nomeia um dos seus membros como Presidente para supervisionar a associação durante o ano e atuar como seu representante em vários eventos em todo o mundo.

Este ano, Charles Symington, o maior proprietário de quintas da região do Douro – com 26 propriedades, num total de 2.420 hectares, dos quais 1.114 de vinha – sucede Véronique Drouhin da Maison Joseph Drouhin na França como Presidente da PFV para o período de julho de 2024 a junho de 2025.

“Estou extremamente honrado em assumir o lugar dos meus antecessores na Primum Familiae Vini e apoiar as nossas 12 famílias que partilham os mesmos valores: a cultura da excelência, o amor e o respeito pela terra e pelo terroir, e o desejo poderoso de permanecer como empresas familiares e independentes e transmitir a herança dos nossos ancestrais para a próxima geração”, afirma Charles Symington.

O enólogo acrescentou ainda que “estes são tempos particularmente emocionantes na PFV. Os últimos 12 meses foram frutíferos sob a liderança de Véronique Drouhin, com grandes avanços em questões de mudança climática dentro do comité técnico. Entre as iniciativas que gostaria de destacar, muito em breve estarei propondo que o comitê técnico se concentre na avaliação da Inteligência Artificial na viticultura e vinificação, um assunto do futuro que permitirá que as novas gerações dentro das 12 famílias contribuam com seu conhecimento e o compartilhem com todo o nosso grupo.”