Maior descoberta de sempre na área da saúde: Inteligência Artificial revela origem de mais de 160 mil espécies de vírus

A Inteligência Artificial tem capacidades muito para lá do que o comum utilizador pode supor: são tantas que estão a ser utilizadas em diversos setores para trabalhos e pesquisas que podem revolucionar o mundo, em particular em ambientes científicos, de saúde ou de investigação espacial, só para citar alguns exemplos.

Um artigo publicado na revista científica ‘Cell’ indicou aquela que foi a maior descoberta da IA aplicada à ciência até agora: isto porque, através da aprendizagem automática, um grupo de cientistas descobriu 161.979 novas espécies de vírus RNA – é o ácido ribonucleico, molécula presente em todos os seres vivos, incluindo os vírus, e que são responsáveis pela produção de proteínas nos organismos.

Os vírus de ARN – incluindo os coronavírus – possuem material genético que consiste numa única cadeia de ácido ribonucleico (ARN), em oposição ao ADN de dupla cadeia nos vírus de ADN.

Segundo Edward Holmes, virologista da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Sydney e um dos participantes nesta investigação, esta é considerada a maior descoberta até à data. “Estamos apenas a arranhar a superfície”, salientou, lembrando que ainda existem milhões de vírus ainda não identificados.

Os investigadores utilizaram um programa de IA chamado LucaProt, que identificou vírus RNA anteriormente não reconhecidos, armazenados em bases de dados de material genético proveniente de ecossistemas de todo o mundo. Holmes e os seus colaboradores descreveram o sistema LucaProt como um dispositivo que corta a “matéria escura” do material genético.

“Dos 160 mil novos, nenhum deles está próximo dos vírus dos mamíferos, não creio que nenhum deles infetasse um ser humano”, disse Holmes.

Embora estes vírus estejam geralmente associados a doenças, os investigadores explicam que também desempenham um papel-chave em ecossistemas com condições extremas, como a atmosfera ou fontes termais. A verdade é que estes vírus não eram exatamente desconhecidos, a maioria já estava sequenciada, mas graças à IA ficou agora a saber-se que são vírus RNA.

Ler Mais





Comentários
Loading...