Maior banco da Europa vê lucro disparar quase 76% no terceiro trimestre

O lucro líquido do HSBC, o maior banco da europa, disparou 75,8% no terceiro trimestre deste ano, superando as expectativas dos analistas, de acordo com o relatório de contas divulgado esta segunda-feira.

O documento dá ainda conta do plano do gigante bancário de recomprar até 2 mil milhões de dólares em ações próprias.

O relatório lembra que o HSBC reservou 700 milhões de dólares de forma a combater as perdas por incumprimento, derivado da pandemia.

“Embora mantenhamos uma perspetiva cautelosa sobre o futuro, acreditamos que as perdas dos últimos trimestres ficaram para trás”, disse Noel Quinn, CEO do grupo HSBC citado no comunicado que acompanha a divulgação dos resultados.

O relatório revela ainda que apesar do HSBC ter sido dos maiores investidores do Evergrande, o banco não tinha, a partir de 30 de setembro,  “exposição direta ao crédito a empresas chinesas na categoria “vermelha” e exposição limitada àqueles que estão na categoria “laranja”.

Pequim define três linhas de alerta fluxos de caixa, ativos e níveis de capital de cada entidade.

As ações do gigante bancário reagiram positivamente à publicação do documento, tendo avançado 0,36% na Bolsa de Londres e subido 0,43% no mercado de Hong kong, de acordo com os doados do Dow Jones Newswires.

Ler Mais