Mãe da CNN e HBO em fusão com a Discovery. Objetivo: “Tirar a crown” à Netflix
A AT&T, a empresa mãe de grandes player norte-americanos do streaming e da televisão, como a HBO e a CNN, e a Discovery Communications estão a ultimar um acordo de fusão. Entre os muitos objetivos deste negócio, um é claro e já foi anunciado pela CNN: combater e destronar a Netflix e o Disney Plus. Ao que tudo indica, o anúncio formal será realizado hoje até ao final do dia.
Nem os valores, nem as condições contratuais foram publicadas. A Bloomberg adianta apenas “que toda a mecânica do acordo ainda está a ser discutida”.
Para os analistas de Wall Street, contactados pela agência de informação, este será um grande passo para a empresa, sobretudo no setor digital, ainda que este deva ser dado com a devida cautela, tendo em conta que “só há três anos é que a AT&T comprou a WarnerMedia, a dona da CNN, HBO, TNT, TBS e da produtora televisiva e cinematográfica, Warner Bros, pelo que deve ter em atenção a sua solvência e liquidez nos próximos tempos”.
Se o negócio se confirmar, este será mais um player de aço, com capacidade para combater a Netflix, e a nova gigante do mercado do streaming, a Disney Plus.
Desde o início da indústria do streaming até há bem pouco tempo, a Netflix era a “rainha” do mercado, com cerca de 208 milhões de subscritores — quase metade do total mundial, se excluíssemos das contas as plataformas chinesas.
No entanto, os resultados do primeiro trimestre deram um murro na mesa e viraram por completo o mundo empresarial do streaming.
A Netflix registou apenas mais quatro milhões de assinaturas durante os primeiros três meses do ano, das quais apenas 450 mil a partir dos EUA e do Canadá, um valor preocupante, tendo em conta que a maior fatia do seu target é proveniente destes países. As ações caíram 10% no último ano, de acordo com uma análise do Financial Times.
Já a Disney Plus atraiu nove milhões de assinaturas durante o primeiro trimestre, seguida da ViacomCBS com seis milhões, e da HBO, a única que fica atrás da Netflix no mercado global, com três milhões de subscritores. Ainda assim, vence a plataforma emissora do “The Crown” nos EUA, onde recebeu, durante estes três primeiros meses do ano, três milhões de updates para o serviço streaming Max.
No último ano e meio, Disney, Apple, WarnerMedia, Comcast e outras marcas da velha guarda do entretenimento lançaram novas plataformas de streaming.