Madrid acumula quase um terço dos novos casos de Covid-19 em Espanha

Com 14% da população de Espanha, Madrid acumulou na última semana quase um terço das novas infecções: 14.871 de 49.399 novos casos, adianta o jornal espanhol ‘El País’.

Algo semelhante acontece com as hospitalizações por covid-19: cerca de 30% das pessoas admitidas (6.807) estão em Madrid, de acordo com dados desta terça-feira do Ministério da Saúde espanhol.

O ‘peso’ da capital espanhola no número total de casos recuperou em Agosto, um mês após o novo coronavírus se ter propagado fortemente através de Aragão e Catalunha.

Depois, Madrid contribuiu apenas com 12% do total de casos positivos – mais proporcionais à sua população. No entanto, de acordo com dados consolidados do Instituto de Saúde Carlos III – referentes só até 23 de Agosto – o valor sobe agora para 28%, em linha com o que tem acontecido desde Março.

“Madrid é a comunidade onde toda a atenção deve ser prestada. É o centro da Espanha. Os centros de transporte estão lá e se a transmissão for desencadeada na capital, a expansão para o resto do país está garantida”, explica Álex Arenas, físico e investigador da Universidade Rovira i Virgili e especialista em modelos matemáticos, em declarações ao ‘El País‘.

Os cálculos de Álex Arenas previam com bastante precisão como se comportaria a epidemia na primeira vaga. O investigador está agora a melhorá-los para tentar antecipar o que vai acontecer na segunda. Adverte, porém, que tudo depende das medidas tomadas e do fluxo de mobilidade que se registar no regresso às aulas e ao trabalho.

A situação “voltará a ser muito difícil” num curto espaço de tempo, alerta o perito. “Se conseguirmos que 30% da população fique em teletrabalho, já é uma redução muito importante na mobilidade que pode ajudar”, diz. Ainda assim, não será suficiente para Madrid, de acordo com as suas previsões.

Parte do problema de Madrid é o facto de ser um centro de comunicações, uma cidade densa, com o maior ambiente metropolitano de Espanha.

Desde o início da pandemia, Espanha registou mais de 470 mil casos de infecção por SARS-CoV-2 (responsável pela doença covid-19), de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Ler Mais





Comentários
Loading...