Maddie McCann: Advogado de Brueckner anuncia que vai contestar acusações de violação e abuso de menores em Portugal

O tribunal alemão que está a julgar Christian Brueckner, principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, no âmbito de acusações de três crimes de violação e dois de abuso sexual, alegadamente cometidos entre 2000 e 2017 em Portugal, tem de “se libertar” da alegada ligação entre o suspeito e Maddie, reclamou esta segunda-feira o advogado do alemão.

O Tribunal Superior de Braunschweig, na Alemanha, iniciou, esta sexta-feira, o novo julgamento. No final da primeira sessão, Friedrich Fülscher, advogado de Brueckner, reclamou que já houve uma “pré-condenação” do seu cliente nos media, devido ao facto de estar sempre a ser ligado ao desaparecimento e morte de Madeleine McCann.

“O que temos é uma pré-condenação nos media porque ele foi apontado como suspeito neste conhecido caso de uma pessoa desaparecida. Caso contrário, nunca teria havido tanto interesse mediático. E é disso que o tribunal deve libertar-se”, indicou aos jornalistas.

Pela primeira vez, foram lidar ao detalhe, segundo a BBC, as acusações que enfrenta neste julgamento:

Em algum momento entre 2000 e 2006: A violação de uma mulher não identificada com idades entre 70 e 80 anos numa casa de férias em Portugal
Em algum momento entre 2000 e 2006: A violação de uma menina de língua alemã que se acredita ter pelo menos 14 anos na sua casa na Praia da Luz
2004: A violação de uma irlandesa de 20 anos após entrar no seu apartamento na Praia da Rocha
2007: O abuso sexual de uma menina alemã de 10 anos numa praia de Salema, Faro
2017: O abuso sexual de uma menina portuguesa de 11 anos num parque infantil em Bartolomeu de Messines

A equipa de defesa já disse que vai contestar duas das acusações, alegando prescrição dos crimes e insuficiência de provas, enquanto nega qualquer envolvimento do suspeito na violação ocorrida na Praia da Rocha, em 2004.

Também irá reclamar e uma das acusações de abuso sexual infantil, alegando que as crianças podem ter sido sujeitas a questionamento sugestivo” por parte das autoridades.

Christian Brueckner cumpre atualmente uma pena de prisão de sete anos pela violação de uma cidadã americana de 72 anos, no Algarve: recorde-se que o alemão nunca foi formalmente acusado pelo rapto da criança britânica, na Praia da Luz, em 2003, mas as autoridades acreditam ter sido o responsável.

Brueckner foi ser transportado da cadeia de alta segurança, no norte da Alemanha, numa carrinha celular, que foi escoltada no percurso de mais de duas horas. A polícia alemã garantiu que vai proteger as testemunhas, que são mais de 40, no julgamento.

Ler Mais