Macron espera cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia durante os Jogos Olímpicos de Paris

Emmanuel Macron pretende que a realização dos Jogos Olímpicos em Paris, este verão, signifique um cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia: de acordo com o presidente francês, em entrevista à televisão ucraniana, “esta é uma mensagem de paz”, garantindo que França está a cumprir o espírito do movimento olímpico.

Os Jogos Olímpicos vão decorrer na capital francesa entre 26 de julho e 11 de agosto, reunido 10.500 atletas de 206 países, entre os quais russos: Macron sublinhou que França vai respeitar a decisão do Comité Olímpico de permitir que os atletas russos possam competir sob uma bandeira neutra.

“Claro que vamos acompanhar de perto o desempenho deles, para que ninguém tire vantagem dos atletas nesta situação”, salientou.

A situação política na Rússia foi comentada por Emmanuel Macron, sobretudo as eleições presidenciais que garantiram um triunfo expressivo de Putin. Questionado sobre se reconheceria o resultado das eleições, o presidente francês não deu uma resposta direta. “Esta é uma questão para um líder estrangeiro, quer aceite ou não”, disse. “Mas a questão é como devemos ver a situação e se devemos dar uma resposta”, apontou, salientando que a Rússia pode ser considerada “um país imperialista e um regime autoritário”, que mata adversários políticos e faz guerra contra os seus vizinhos.




Comentários
Loading...