LxBio Pharmaceuticals vai investir 60 milhões em fábrica de medicamentos biológicos em Oeiras
A LxBio Pharmaceuticals anunciou que vai investir 60 milhões de euros na construção de uma nova fábrica de medicamentos biológicos, no concelho de Oeiras, naquele que é o seu primeiro investimento em território português.
Num comunicado enviado à ‘Executive Digest’, a empresa refere que vai desenvolver um portefólio de medicamentos biológicos nas fases mais avançadas de ensaios clínicos (fases II e III), assegurando ainda a produção e a comercialização desses fármacos a nível global.
A LxBio tem igualmente previsto o desenvolvimento e venda de outros fármacos em áreas terapêuticas como a oftalmologia, infecção, entre outras.
“A nossa ambição para a LxBio é que esta se transforme numa das empresas farmacêuticas, mais inovadoras e de maior sucesso, com medicamentos biológicos inovadores que efectivamente transformem e melhorem a vida das pessoas, medicamentos resultante de I&D Portuguesa e proporcionando um forte incremento das exportações de Medicamentos, já que toda a produção industrial será feita em Portugal”, explica Miguel Garcia, CEO da LxBio Pharmaceuticals.
Entre os fármacos da recém-criada empresa está o TP 102, desenvolvido especificamente para o tratamento das infeções do pé diabético e que conduzem muito frequentemente a amputações, explica a LxBio, sublinhando que se trata de um dos primeiros fármacos portugueses a ter autorização de testes clínicos nos Estados Unidos, pela Food and Drug Administration (FDA).
O produto recebeu ainda recentemente a designação de “Fast Track” pela FDA, (atribuída a cerca de 4% dos projetos em ensaios clínicos), “que implica o reconhecimento por parte desta agência regulamentar de uma terapia altamente inovadora e que vai de encontro a uma necessidade que ainda não está atendida pela indústria farmacêutica”.
De acordo com a empresa que resulta de uma “Join Venture” entre a Technophage e a IBV – Innovation Bio Ventures, o TP 102 será comercializado nos EUA em meados de 2024.