Luís Simões volta a conquistar medalha de ouro EcoVadis. Empresa reafirma aposta em modelo de transporte e logística sustentável
A Luís Simões anunciou esta quinta-feira que recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a Medalha de Ouro da EcoVadis, pela sua gestão de RSC em diferentes âmbitos de negócio, como Sustentabilidade e Meio Ambiente, Ética e Direitos Humanos e Laborais.
O operador logístico recebeu uma pontuação de 72/100 na generalidade das áreas avaliadas pela empresa especializada em ratings de sustentabilidade empresarial na cadeia de abastecimento, superando a média do setor nos vários campos analisados.
A empresa tem vindo a criar vários projetos para conseguir aproximar-se de um modelo de transporte e logística mais sustentável, tendo definido, para esse fim, nove princípios na sua Estratégia de Sustentabilidade.
Num comunicado enviado à imprensa, o grupo sublinha que a distinção resulta do “impulso conjunto das diferentes áreas que compõem a Luís Simões, no sentido de criar um modelo de transporte que contribua para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas”.
Entre os projetos implementados a partir de 2017 estão a execução de um inventário e contabilização de gases de efeito de estufa (GEE) em todas as empresas da LS.
A par dessa medida, o grupo soma atualmente 13 gigaliners em circulação nas estradas de Portugal e Espanha, sendo pioneiro neste tipo de veículos na Península Ibérica de forma consistente.
“Este ano, mais do que mantermos os resultados obtidos na edição passada, conseguimos bater um novo recorde, superando os objetivos definidos. Este reconhecimento reafirma a nossa aposta num modelo de transporte e logística sustentável, e reforça nosso empenho para o conseguir,” comenta Cláudia Simões, Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.
Além disso, a Luís Simões recorda que investiu recentemente no Centro de Operações Logísticas (COL) Puerta Centro – Ciudad del Transporte em Guadalajara, Espanha, que, a par do COL de Cabanillas del Campo da empresa, recebeu a certificação LEED do USA Green Building Council.