Lugar do polémico George Santos é ocupado hoje: republicano foi afastado do Congresso devido a um sem-número de escândalos

Realiza-se esta terça-feira a eleição legislativa parcial para substituição de George Santos, que foi expulso do Congresso.

O republicano George Santos foi afastado da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em dezembro último, quando os congressistas votaram a favor da sua expulsão devido a acusações de corrupção e de utilização incorreta de fundos de campanha. A Câmara votou 311-114 a favor do afastamento imediato, ultrapassando a maioria de dois terços necessária para expulsar um dos seus membros.

George Santos, de 35 anos, filho de imigrante brasileiros, já teve a sua ‘quota-parte’ de polémicas: foi acusado de ter falsificado grande parte da sua biografia, sendo que os procuradores federais acusam-no de branquear fundos de campanha e de defraudar doadores.

A expulsão do republicano é a sexta de um legislador nos 230 anos de história do Congresso dos Estados Unidos, tornando-se uma medida excecional que, no caso de Santos, não tem precedentes.

As três primeiras expulsões, em 1861, foram de separatistas da Confederação, enquanto as outras duas, em 1981 e 2002, foram de congressistas condenados por crimes de corrupção.

Santos não foi condenado por nenhum crime, mas foram-lhe imputadas 13 acusações de fraude, branqueamento de capitais e roubo de fundos públicos, entre outros.

O agora ex-congressista também é acusado num relatório interno do Comité de Ética da Câmara dos Representantes, controlado precisamente pelos Republicanos, de ter arrecadado mais de 200 mil dólares (184 mil euros) dos fundos de campanha para fins pessoais. Entre as despesas que Santos terá feito com esse dinheiro estão compras em lojas como Hermès, Ferragamo ou Sephora, assinatura da página de conteúdo adulto ‘OnlyFans’ ou viagens diversas, além de pagamentos recorrentes dos cartões de crédito.

O seu lugar, como representante de um distrito rico em Long Island (Nova Iorque), ficou vago até às eleições de hoje.

Ler Mais