Lufthansa quer aumento de capital de 3 mil milhões de euros para pagar resgate

A Lufthansa está em conversações com o Deutsche Bank e com o Bank of America para sondar os investidores sobre um aumento de capital em cerca de 3 mil milhões de euros, eventualmente em junho, segundo informação apurada pela Reuters junto de fontes próximas do processo.

De acordo com as mesmas fontes, a dimensão e o prazo da emissão de direitos para reembolsar o auxílio estatal que a Lufthansa recebeu durante a pandemia estarão sujeitos às condições de mercado, um cenário que a companhia e as instituições financeiras recusaram comentar.

Os acionistas da empresa alemã de aviação aprovaram este mês um potencial aumento de capital de até 5,5 mil milhões de euros. Contudo, Remco Steenbergen, diretor financeiro da companhia, afirmou que esse montante consiste na soma das duas parcelas do capital híbrido, apelidado de participação silenciosa, que recebeu como parte de um resgate de 2020. “O aumento real será inferior a isso e está realmente dependente do que considerarmos necessário no momento em que decidimos emitir”, explicou o mesmo responsável.

As perspetivas da Lufthansa para este ano são de cerca de 40% de sua capacidade de voos antes da pandemia, embora tenha aumentado o seu número de destinos de férias para mais de 100. Até ao momento, a companhia já recorreu a mil milhões de euros de capital de participação passiva do governo alemão, estando a considerar utilizar mais 1,5 mil milhões de euros para assegurar a sua posição de liquidez.




Comentários
Loading...