Lucro operacional da Nissan desceu 13% no primeiro trimestre de 2015
O lucro operacional da Nissan desceu 13% no primeiro trimestre de 2015 num resultado motivado em grande parte pela queda dos mercado chinês e japonês, cujo efeito não foi equilibrado com a procura mais alta no continente norte-americano. Contudo, é de salientar que o lucro operacional nesta região também caiu 23%, para 166.3 milhões de dólares.
Em termos monetários, o lucro operacional da marca desceu de 1.65 mil milhões de dólares para 1.43 mil milhões de dólares. No entanto, o lucro líquido cresceu 3,3% para 993.1 milhões de dólares.
A receita global da marca nipónica cresceu 2,6% para 27,50 mil milhões de dólares embora tenha existido um declínio nas vendas na ordem dos 1.48 milhões de veículos em três meses.
Para estes resultados muito contribuíram os custos elevados do lançamento de produtos na América do Norte, assim como a descida acentuada nos principais mercados da marca, China e Japão, que desceram 10% e 19%, respectivamente.
A contrariar estes valores, e em termos de ano fiscal de 2014, a Nissan na Europa registou uma quota de mercado de 4,2% e vendeu 740.640 veículos, isto é, entre Abril de 2014 e Março de 2015, registou um crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos globais, o lucro operacional cresceu 18%, para 4,93 milhões de dólares, enquanto a receita líquida subiu 18%.