Lucro do Roca Group cai 35% para 27 milhões de euros penalizado por hiperinflação na filial argentina

O lucro do Roca Group caiu para 27 milhões de euros em 2023, face aos 42 milhões do ano anterior, penalizado pelo efeito da hiperinflação na filial argentina, anunciou hoje o produtor e comercializador de equipamentos para espaços de banho.

Em comunicado, o Roca Group reporta um volume de negócios de 2.057 milhões de euros no ano passado, ligeiramente abaixo dos 2.092 milhões de 2022, e um resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) de 318 milhões de euros, contra 356 milhões no ano anterior.

Segundo refere, o exercício passado foi “marcado pela paralisação de novas construções devido às elevadas taxas de juro e às mudanças no comportamento dos consumidores, que, num contexto pós-pandémico, dão mais prioridade ao consumo de outro tipo de bens e serviços do que à reabilitação das habitações”.

Adicionalmente, “esta difícil conjuntura foi ainda agravada pela pressão da inflação e pela consequente redução das margens comerciais”.

Em 2023, o Roca Group diz ter aumentado o investimento em 13% face ao ano anterior, para 153 milhões de euros, destinando estes recursos sobretudo à ampliação e melhoria da capacidade de produção das fábricas, reforço dos centros de competência, digitalização e desenvolvimento de novos produtos e cumprimento dos objetivos de sustentabilidade.

Procedeu ainda à renovação de instalações e salas de exposição (Roca Galleries e Laufen Spaces, entre outras).

No exercício passado, o grupo destaca a aposta feita no reforço do seu posicionamento no segmento ‘premium’ de móveis para casa de banho, com a aquisição da Madeli, nos Estados Unidos, e o alargamento do seu portefólio em banheiras e bases de duche com a compra da Clarke (também nos EUA) e, no mercado de lavatórios ‘premium’ em aço, com a inclusão da empresa alemã Alape.

No âmbito da sua aposta na sustentabilidade, o Roca Group registou uma redução de 50% das respetivas emissões de dióxido de carbono (CO2) de alcance 1 e 2, em comparação com 2018, assim como uma diminuição, para metade, dos resíduos produzidos no mesmo período.

Ler Mais