Lucro da Heineken afectado por extraordinários
O primeiro trimestre deste ano valeu à Heineken um resultado líquido reportado de 265 milhões de euros, uma queda significativa face aos 579 milhões de euros registados no mesmo período de 2015. A empresa explica em comunicado, contudo, que a diferença no valor se deve ao facto de o resultado do ano passado ter incluído os ganhos da venda da Empaque, empresa de packaging.
No que diz respeito ao volume de cerveja vendida, a empresa registou um aumento orgânico de 7%, sendo que todas as regiões em que opera apresentaram resultados de crescimento. A Europa foi um dos mercados com a subida mais ligeira (2,3%) a par da Ásia-Pacífico. O continente americano foi o que mais cresceu em termos de volume (8,2%).
O segmento premium, por seu turno, apresenta um aumento de 4,8%, também ele orgânico, com especial ajuda das Américas que cresceram 6,5%. O volume de cerveja premium apenas caiu na região África-Médio Oriente-Europa de Leste (-0,8%).
Jean-François van Boxmeer, CEO, refere que este foi um bom primeiro trimestre para a empresa. Em comunicado, sublinha o facto de a Páscoa ter acontecido logo em Março e ainda as comemorações do novo ano chinês.