Louis Vuitton é a marca de luxo mais valiosa do mundo. Conheça a lista completa
A Louis Vuitton ocupa o primeiro lugar da lista das marcas de luxo mais valiosas do mundo, tendo atingido os 47,2 mil milhões de dólares (42,1 mil milhões de euros). De acordo com a edição deste ano do ranking BrandZ, elaborado pela Kantar e pela WPP, as posições seguintes pertencem à Chanel, Hermès, Gucci, Rolex, Cartier, Burberry, Dior, Yves Saint Laurent e Prada.
Nos últimos 10 anos, a categoria de luxo registou um crescimento de 304% em valor, sendo apenas superada por Tecnologia de Consumo (+345%). Por outro lado, Cuidados Pessoais e Automóveis são as únicas categorias em quebra. Comparando apenas 2018 e 2019, verifica-se um aumento de 29% no valor das marcas de luxo, atingindo os 171,3 mil milhões de dólares (cerca de 152,9 mil milhões de euros).
O BrandZ revela ainda que as marcas de luxo se estão a tornar mais acessíveis, ao passo que os produtos de luxo se mantêm exclusivos. “Embora o número de pessoas capazes de adquirir produtos de luxo se mantenha limitado, as redes sociais expandiram a oportunidade para mais pessoas apreciarem as marcas de luxo”, explica a Kantar e a WPP.
Também as experiências são cada vez mais importantes, com a sustentabilidade a ganhar peso enquanto moeda social. Além disso, com a expansão da economia de partilha e o crescimento do eCommerce, a concorrência chega da revenda, aluguer e marcas emergentes.