Londres recupera título de maior mercado da Europa depois de dois anos de domínio parisiense

A Bolsa de Valores de Londres retomou a liderança como a maior bolsa da Europa, superando a Bolsa de Paris em capitalização de mercado. Esta reviravolta ocorre após quase dois anos de domínio parisiense, impulsionada por uma série de convulsões políticas na França que apagaram milhões de euros em investimentos.

A instabilidade política na França começou com as eleições europeias e foi intensificada pelo anúncio do presidente Emmanuel Macron de dissolver o parlamento para convocar novas eleições. Desde então, a Bolsa de Paris perdeu aproximadamente 241 mil milhões de euros em valor de mercado, com a capitalização total das ações a cair para 2,92 biliões de euros. Em comparação, a Bolsa de Londres atingiu 2,97 biliões de euros, reassumindo a coroa de maior bolsa da Europa, revela o ‘elEconomista’.

O índice CAC 40, principal indicador do mercado francês, caiu 5,77% desde as eleições, com os bancos franceses a serem os mais afetados. A Société Générale viu suas ações caírem 14%, enquanto o BNP Paribas e o Crédit Agricole registaram quedas de 12% e 10,8%, respetivamente.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, alertou que a crise política poderia transformar-se rapidamente numa crise financeira, lembrando a breve e tumultuosa gestão da ex-primeira-ministra britânica Liz Truss, cujo plano económico desencadeou pânico nos mercados. Le Maire destacou que a incerteza política está a aumentar os custos de financiamento para a França, com a taxa de rendimento dos títulos a 10 anos a subir para 3,15%.

As agências de rating, como a Moody’s, também emitiram alertas sobre os riscos fiscais decorrentes da instabilidade política. A Moody’s destacou a possibilidade de rebaixar a perspetiva da dívida francesa para “negativa”, citando preocupações com a consolidação fiscal.

A Comissão Europeia projeta um déficit de 5% para a França neste ano, um dos piores da União Europeia, com a dívida pública prevista para exceder 112% do PIB até 2027. Apesar disso, a bolsa francesa começou a semana com uma leve recuperação, com o CAC 40 a subir 0,12% para 7.512 pontos.

Ler Mais