Londres dá um passo atrás e endurece restrições para conter pandemia. Capital passa a alerta ‘elevado’

Londres vai passar ao nível dois de alerta na estratégia de confinamento a partir da meia-noite desta sexta-feira. À medida que o Governo britânico tenta controlar a propagação do novo coronavírus, milhões de londrinos vão enfrentar um confinamento mais duro.

Uma das novas restrições implica não poder reunir familiares dentro de casa, uma medida que afecta nove milhões de pessoas, segundo o Daily Mail. Também não são permitidos ajuntamentos deste tipo em estabelecimentos de restauração. Isto significa que os londrinos podem continuar a ir a pubs, bares e restaurantes, mas apenas com pessoas do mesmo agregado familiar.

O Governo já tinha informado que Londres deveria passar para alerta ‘elevado’ ainda esta semana. A capital tinha recebido o nível de alerta mais baixo da estratégia de confinamento local de três níveis.

No entanto, seria “inevitável” implementar restrições mais duras. O presidente da câmara municipal de Londres, Sadiq Khan, avisou que a capital poderia passar para alerta “elevado” esta semana.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prepara-se também para colocar a Grande Manchester e Lancashire em restrições de nível três, o que significa um encerramento total dos bares e restrições ainda mais severas à socialização.

Desde o início da pandemia, o Reino Unido já registou mais de 657 mil infeções e mais de 43 mil mortes por covid-19, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Ler Mais