Logitech atingida por crise global da cadeia de abastecimento
As ações da Logitech International caíram 6% esta terça-feira depois de a fabricante de periféricos ter reportado uma queda acentuada no lucro operacional, tendo ainda revelado que enfrenta problemas “sem precedentes” na cadeia de abastecimentos, de acordo com a ‘Reuters’.
O fabricante de teclados, ratos e auriculares tornou-se a última empresa a alertar sobre as dificuldades em obter semicondutores suficientes em plena crise global desses componentes.
A empresa de engenharia suíça ABB e a sueca Ericsson reportaram na semana passada problemas para obter peças suficientes para fabricar os seus produtos.
“Este desafio da cadeia de abastecimento continuará durante o resto deste ano”, comentou o presidente-executivo da Logitech, Bracken Darrell, em declarações à agência noticiosa, referindo-se ao exercício financeiro da empresa que vai até o final de março do próximo ano.
“Teremos alguns problemas de entrega face aos níveis de procura que existem”, acrescentou, sublinhando que, “do lado da logística, só temos que fazer o melhor que podemos e planear bem”.
O tempo para os componentes do transporte aéreo aumentou de quatro ou cinco dias para duas semanas e os custos dispararam, explicou ainda Darrell, revendo que a empresa reagiu reforçando os fornecedores, bem como aumentando o seu stock de componentes para atender à forte procura ainda decorrente do teletrabalho e de jogadores.
No trimestre que finalizou em setembro, as vendas da Logitech subiram 4%, para 1,13 mil milhões de euros, superando a previsão de 1,08 mil milhões avançada pela Refinitiv.
Darrell considera que a tendência do trabalho ainda permanece, dado que muitos clientes continuam a atualizar os equipamentos de informática para os seus escritórios em casa.
O analista do Zuercher Kantonalbank, Andreas Mueller, comentou a reação ao preço das ações, considerando-a exagerada.
“Estão bem preparados e com bastante stock para a temporada de Natal. Podem pagar devido ao balanço patrimonial saudável”, disse ele.