Localização do novo aeroporto pode alterar traçado da alta velocidade. Esta é a alternativa mais “económica” e “direta”

Com a nova localização do aeroporto em Alcochete, um grupo de especialistas defende que a Linha de Alta Velocidade (TGV) entre Lisboa e Porto deve ser alterada para a margem esquerda do Rio Tejo. Eles pretendem solicitar ao Governo que avalie essa alternativa, que, segundo eles, é mais eficaz e económica.

Os engenheiros elaboraram um estudo preliminar que sugere um traçado alternativo para o TGV, passando pela margem esquerda do Rio Tejo. Este trajeto, com cerca de 170 km, promete ser mais barato e encurtar as distâncias até ao novo aeroporto em Alcochete. João Santos Silva, um dos engenheiros, destaca que essa opção evita túneis e viadutos caros, tornando o projeto mais viável financeiramente, revela a ‘CNN Portugal’.

A diferença principal entre os traçados começa na zona de Pombal/Soure. O novo traçado proposto atravessa o Rio Tejo em Santarém, seguindo pela margem esquerda até Alcochete. O traçado atual da IP segue pela margem direita.

O estudo dos engenheiros indica que a opção pela margem esquerda é mais direta e económica, beneficiando também cidades do interior como Santarém, Entroncamento, Tomar, Abrantes, Castelo Branco, Covilhã e Guarda, que teriam acesso rápido ao novo aeroporto.

Os engenheiros sugerem que o Governo compare as duas opções, lembrando que o projeto original da IP foi concebido antes da escolha de Alcochete para o aeroporto.