Literalmente ‘de cabelos ao vento’: Bugatti quebra novo recorde mundial de velocidade
O Bugatti W16 está à beira da ‘reforma’, tendo-se tornado um ex-libris da marca automóvel por pouco menos de 20 anos. No entanto, antes da despedida, provou que ainda tinha ‘combustível no tanque’, ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade, desta feita a bordo de um Bugatti Mistral, o conversível de Molsheim derivado do Chiron.
A new era of speed – BUGATTI W16 MISTRAL becomes fastest open-top car in history.#BUGATTI #BUGATTIMistral #W16Mistral #WorldRecord
–https://t.co/mCEE0ghyaw pic.twitter.com/nvSVGzNaYA— Bugatti (@Bugatti) November 14, 2024
Na pista de testes de Papenburg (Alemanha), na presença de emissários da TUV, empresa certificadora alemã, o hipercarro sem tejadilho atingiu a velocidade máxima de 453,91 km/h, tornando-o no descapotável mais rápido do mundo.
No entanto, há um senão: Andy Wallace, piloto de testes oficial da Bugatti ao volante do Mistral, só dirigiu o circuito numa direção. Porém, para se tornar oficialmente num recorde mundial do ‘Guinness’, é preciso ir e voltar na mesma linha reta e depois calcular a velocidade média. Ora, esse foi o mesmo problema que enfrentou o Chiron Super Sport 300+, capaz de ultrapassar os 490 km/h, mas apenas num sentido. Pelo que o título oficial de carro de produção mais rápido do mundo vai, portanto, para o SSC Tuatara.
O recorde foi estabelecido na presença não só do CEO Mate Rimac, mas também do futuro cliente do hipercarro utilizado para o teste – uma compra que se tornou especial não só pelo tempo que passou, mas também pela personalização do exterior e do interior, que aumentou o preço final para a monstruosa cifra de 15 milhões de euros.
Batizado de Bugatti Mistral World Record Car, caracteriza-se sobretudo pela sua pintura bicolor, cujas cores lembram as do Bugatti Veyron Super Sport, que foi o carro de produção mais rápido do mundo entre 2010 a 2017. Pertence, todos como o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition e o Chiron Super Sport 300+, ao dono do Mistral, que quebrou todos os recordes.
Porém, pode ser ‘sol de pouca dura’: o plug-in V16 do Bugatti Tourbillon pode vir a entrar na pista na tentativa de elevar ainda mais o nível de desempenho.
Record-breaking performance: 453.91 km/h in the W16 MISTRAL World Record Car. The legend of BUGATTI continues to reach new heights.#BUGATTI #BUGATTIMistral #W16Mistral #WorldRecord
–https://t.co/mCEE0ghyaw pic.twitter.com/csIafsnYEZ— Bugatti (@Bugatti) November 14, 2024
BUGATTI MISTRAL W16, inspired by a legendary wind.#BUGATTI #BUGATTIMistral #W16Mistral
–https://t.co/mCEE0ghyaw pic.twitter.com/zlPn3iRp2D— Bugatti (@Bugatti) November 11, 2024