Lisboa aprova mais 624 novas camas para estudantes em residências universitárias

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, em reunião camarária, dois pedidos de informação prévia, de iniciativa municipal, para desenvolvimento de projetos de residências de estudantes em dois terrenos de propriedade municipal situados na freguesia de Marvila.

Os projetos preveem um total de 624 novas camas para estudantes: 370 camas numa residência a construir na Avenida do Santo Condestável e 254 numa segunda, a construir na Rua Ferreira Dias/Avenida República da Bulgária. O Executivo pretende assim contribuir, através da iniciativa municipal, para o aumento da oferta de camas para estudantes na cidade de Lisboa.

“Em Lisboa temos 50 mil estudantes deslocados, que representam cerca de 40% dos alunos das nossas universidades. Considero que não há maior injustiça do que um estudante com mérito para entrar no Ensino Superior não o frequentar porque não tem condições para vir viver para Lisboa”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

“A autarquia está empenhada em contribuir ativamente para a resolução do problema da falta de habitação a preços acessíveis para os estudantes deslocados, num esforço que acreditamos que deve ser partilhado por todos os setores, incluindo o da Administração Local. Queremos que os jovens tenham um futuro com igualdade de oportunidades e encontrem em Lisboa uma casa. Foi com essa convicção que inaugurámos a Residência Manuel da Maia, na Alameda, que cedemos à Junta de Freguesia de Benfica um terreno destinado à construção de uma residência para estudantes, e que avançamos agora com estes dois projetos para Marvila”, afirmou Carlos Moedas.

Estas 624 camas, da iniciativa do Município, acrescem às 3.539 camas já licenciadas desde o início do mandato, em projetos de iniciativa pública e privada, sendo esta uma frente de trabalho assumida como prioritária pelo Executivo de Carlos Moedas.






Comentários
Loading...