Ligar para o SNS 24 ou INEM? Saiba em que situações deve contactar um ou outro número

Imaginemos que está em casa e o leitor (ou alguém da sua família) tem uma urgência de saúde: que número deve ligar? Para o SNS 24 ou para o INEM?

O Serviço Nacional de Saúde (SNS), nas redes sociais, alerta que é muito importante ligar para o número certo, que varia conforme as situações.

Assim, no caso de um problema de saúde não emergente, deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24), já que este serviço faz triagem, aconselhamento e encaminhamento das situações, depois de avaliar e orientar os cidadãos que contactam o número.

Por outro lado, deve contactar o 112 perante uma situação grave de emergência ou de risco de vida. Caso a emergência seja classificada como média, é transferida para o INEM.

Constituem situações graves ou que representam risco de vida:

  • Alteração do estado de consciência
  • Suspeita de AVC (alteração da fala, face ou força)
  • Engasgamento (após tentar ajudar)
  • Dificuldade em respira
  • Acidentes com feridos(s)
  • Dor no peito
  • Hemorragias abundantes ou incontroláveis
  • Queimaduras graves ou em zonas sensíveis

São considerados problemas de saúde não emergentes:

  • Dor ligeira a moderada (ex.: garganta, barriga)
  • Tosse persistente
  • Febre
  • Náuseas ou vómito alimentar
  • Diarreia
  • Alteração da tensão arterial (sem outras queixas)
  • Choro persistente da criança
  • Comichão ou alterações da pele

Ao ligar para o INEM/112 deve:

  • Descrever a situação e a localização onde se encontra
  • Responder a todas as questões que lhe são colocadas
  • Desligar a chamada apenas quando receber indicação

Já ao contactar o SNS 24, tenha atenção de comunicar:

  • Dar o número de utente do Serviço Nacional de Saúde
  • Nome
  • Data de nascimento
  • Se não é o próprio a contactar, esteja junto do utente no momento da chamada e tenha consigo os dados de identificação do mesmo.

Ler Mais





Comentários
Loading...