Saiba como o Instagram está a dar poder às mulheres
As fundadoras da era Instagram estão a descobrir que têm uma influência sem precedentes – quer queiram, quer não.
Tyler Haney estava cansada. No mês anterior tentara preencher um cargo executivo na sua empresa de roupa desportiva, a Outdoor Voices, e contratara uma empresa de recrutamento. E fora clara em relação ao que procurava, mas os recrutadores não ouviram – ou ignoraram abertamente – os seus pedidos. Por isso, a fundadora e CEO, de 30 anos, foi à sua conta de Instagram e colocou uma selfie de si própria suada e cansada para os seus cerca de 50 mil seguidores com uma legenda acalorada: «Posso parecer um doce e as pessoas chamam-me querida… mas sob a superfície sou um MONSTRO. É incrível quantas pessoas tentam diminuir esta força todos os dias.»
A mensagem não era específica, de forma a impedir qualquer controvérsia. E o seu objectivo era dar estímulo aos seus utilizadores e não vender produtos. Transmitir o seu descontentamento foi um risco, mas calculado. «As pessoas adoraram», afirma Haney. A mensagem recebeu quase 6000 likes.
Haney, cuja empresa angariou 30 milhões de euros em Março de 2018 para um total de 50 milhões em investimento, é uma empreendedora formidável. Mas também é presença constante nas redes sociais, e os clientes seguem entusiasticamente as suas explorações, quer seja uma caminhada com umas leggings da Outdoor Voices ou uma passagem pela passadeira vermelha nos Country Music Awards num vestido de tule, para acompanhar Mark Wystrach, o namorado músico. «Fiz um esforço para que [os seguidores] se sintam melhor consigo próprios, por isso eles continuam a seguir-me», explica.
Leia o artigo na íntegra na edição de Maio da Executive Digest.