Libertem os tubarões!
Os hipermercados do Grupo Auchan, incluindo Portugal, vão deixar de vender todas as espécies de tubarão ameaçadas de extinção, quer ao balcão, em frescos embalados, conservas ou produtos congelados. O Grupo Auchan é a primeira cadeia de distribuição internacional a assumir este compromisso e a implementar esta medida, em todos os países onde opera.
Além de Portugal, em todas as suas lojas Jumbo e Pão de Açúcar, em França, Itália, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Hungria, Roménia, China, Taiwan, Rússia e Ucrânia, os hipermercados do Grupo Auchan comprometem-se a vender apenas as seis espécies de tubarões não ameaçadas. Em Portugal esta medida entra em vigor em Janeiro de 2010.
Perante um cenário extremamente inquietante para a sobrevivência deste peixe emblemático, cuja população diminuiu em 15 anos para menos de metade, o Grupo Auchan assume este compromisso de preservação urgente – está mobilizado e vai procurar sensibilizar os clientes para esta tomada de posição.
A medida insere-se na política de comercialização responsável que o Grupo tem procurado seguir, em relação aos seus colaboradores, clientes, parceiros, o ambiente e a sociedade. O sector da grande distribuição desempenha um papel primordial para a sustentabilidade do planeta, acredita o Grupo Auchan, que defende a preservação dos recursos haliêuticos como parte de tal responsabilidade.
Cem milhões de tubarões são capturados a cada ano no mundo. Os principais responsáveis por este massacre são a pesca de arrasto e o “finning” ou pesca da barbatana, que é um produto muito requisitado na cozinha asiática; uma vez decepada a barbatana, o peixe é deitado ao mar. Além do mais, o tubarão é uma espécie frágil, sobretudo vivípara, de gestação lenta e maturação sexual tardia, o que dificulta a reposição de stock. Como está situado no topo da cadeia alimentar marítima, o seu desaparecimento ameaça a regulação do ecossistema dos oceanos.