Lesados do Banif e BES têm oito dias para enviar dados em falta nas reclamações
Os mais de três mil lesados do Banif e do Banco Espírito Santo (BES) que apresentaram reclamações junto da Ordem dos Advogados têm um prazo adicional de oito dias (até 2 de Outubro) para apresentarem informações em falta nos respectivos processos, escreve a “Lusa”.
«[…] a Comissão [de Peritos Independente, nomeada pela Ordem dos Advogados] torna público que é conferido a todos os reclamantes um prazo adicional de oito dias corridos para prestarem os esclarecimentos e juntarem a informação solicitados. Este prazo adicional de oito dias conta-se a partir da última data de publicação do presente anúncio», segundo um anúncio publicado hoje na imprensa. As informações em falta «deverão ser enviadas com pedido de recibo de recepção para o endereço de correio electrónico lesadosbanif@cg.oa.pt e, quando remetidos por correio, deverão sê-lo por correio registado para o endereço “Comissão de Peritos Independentes/Lesados do BANIF/Att: Ordem dos Advogados. Largo de São Domingos n.º 14 — 1.º – 1169-060 Lisboa».
O objectivo é «assegurar, tanto quanto possível, atendendo às circunstâncias concretas, o tratamento igualitário de todos os reclamantes que foram notificados para prestarem esclarecimentos e juntarem informações adicionais», lê-se na mesma nota.
Foram apresentadas um total de 3131 queixas de lesados, 2315 relativas ao Banif e 816 ao BES, até 8 de Junho, data limite, mas algumas estarão repetidas, segundo disse à Lusa fonte próxima do processo. O prazo original era dia 24 de maio, mas acabou por ser prorrogado, para que mais lesados pudessem apresentar reclamações, com o objectivo de que seja constituído um fundo de recuperação de créditos e que os lesados elegíveis pelas duas comissões de peritos sejam indemnizados.