Leonor Sottomayor assume a liderança dos Assuntos Institucionais da Tabaqueira. Rui Minhós assume cargo ibérico
Leonor Sottomayor foi nomeada para liderar os Assuntos Institucionais da Tabaqueira, subsidiária portuguesa da Philip Morris International (PMI), substituindo Rui Minhós, que passará a assumir, a partir de janeiro de 2025, a direção da área de Scientific Engagement para Espanha e Portugal.
Leonor Sottomayor, que até então ocupava o cargo de Head of Public Affairs na Sonae, traz consigo uma vasta experiência na área de Assuntos Governamentais. De acordo com a empresa, a sua liderança será fundamental para aprofundar o relacionamento com decisores, reguladores, a sociedade civil e outros agentes económicos, num contexto de transição para produtos de tabaco sem combustão, com evidências científicas de menor nocividade.
“A chegada de novo talento à Tabaqueira, altamente qualificado, com o objetivo de reforçar a relação com os nossos muitos e diversos stakeholders – outras empresas, decisores, organismos públicos, academia, parceiros sociais, economia social e sociedade civil – representa uma enorme oportunidade para construirmos novas parcerias que robustecem a nossa capacidade de pensar e de fazer melhor, ao mesmo tempo que mitigamos as externalidades negativas dos nossos produtos e das nossas operações, preparando a nossa empresa para o futuro”, afirma Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira sobre a entrada de Leonor Sottomayor.
Por sua vez, Rui Minhós, que liderará a área ibérica de Scientific Engagement, terá como missão impulsionar o diálogo informado com a comunidade científica e com decisores políticos, focando-se na promoção de produtos de tabaco que, quando comparados aos cigarros convencionais, são comprovadamente menos nocivos à saúde pública.
A Tabaqueira, que está no Top 10 das maiores exportadoras nacionais, tem vindo a reforçar a sua presença em Portugal, com uma fábrica em Sintra que exporta cerca de 90% da sua produção e emprega cerca de 1500 colaboradores, número que duplicou desde 2017.