Legislativas: Partidos vão receber mais de oito milhões de euros para a campanha eleitoral

São mais de 8,1 milhões de euros a serem repartidos pelas candidaturas às eleições legislativas, marcadas para 10 de março. O valor é calculado tendo por base o indexante de apoios sociais (IAS), e é mais um milhão do que o atribuído em 2022.

Segundo avança o Jornal de Negócios, o PS espera gastar mais 100 mil euros do que nas anteriores legislativas, em que conseguiu a maioria absoluta, e está a contar que o dinheiro da subvenção estatal chegue para financiar a campanha. No total os socialistas apontam para um gasto de 2,5 milhões de euros.

Já o Chega estima gastar 700 mil euros, mais 100 mil do que em 2022, mas espera receber apenas 300 mil euros de subvenções estatais (que dependem dos resultados das eleições), menos 310 mil do que em 2022.

À esquerda, só CDU e Livre adiantaram as contas. No primeiro caso, a coligação PCP-PEV estima receber uma subvenção de 550 mil euros, mais 103 mil do que nas últimas legislativas, mostrando-se otimista com os resultados a serem obtidos.

O Livre estima gastar 95,5 mil euros na campanha eleitoral (o dobro do despendido em 2022) e conta que a subvenção estatal chegue a 84 mil euros, o suficiente para financiar perto de 90% da campanha.

As outras forças políticas não levantaram o véu, mas os orçamentos já foram apresentados esta segunda-feira ao Tribunal Constitucional e, em breve, serão disponibilizados publicamente.

Ler Mais