Legislativas: Marcelo recebe hoje Pedro Nuno Santos, um dia antes de serem conhecidos os resultados oficiais

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber, esta terça-feira, a partir das 17 horas, o Partido Socialista, na figura do secretário-geral Pedro Nuno Santos, na sequência dos resultados eleitorais das eleições legislativas antecipadas – o Presidente da República já recebeu os vários partidos políticos e coligações com assento parlamentar, ficando a faltar somente a AD, com a audição a acontecer no mesmo dia em que será conhecida a distribuição dos deputados da emigração.

Na semana passada, Marcelo recebeu PAN, Livre, CDU, BE e IL, no Palácio de Belém. Só depois das audições é que o Presidente da República deverá indigitar o novo primeiro-ministro.

Estão ainda por apurar os quatro deputados pela emigração, a Aliança Democrática (AD), que junta PSD, CDS e PPM, com 29,49%, conseguiu 79 deputados na Assembleia da República, nas legislativas, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).

A IL, com oito lugares, o BE, com cinco, e o PAN, com um, mantiveram o número de deputados. O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Os votos dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro começam a ser contados esta segunda-feira, numa operação que se prolonga até amanhã, quando deverão ser conhecidos os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa. As assembleias de recolha e contagem de votos dos portugueses residentes no estrangeiro para as legislativas de 10 de março estão a funcionar no Centro de Congressos de Lisboa.

De acordo com os dados mais recentes da Administração Eleitoral, até sexta-feira, 15 de março, tinham sido recebidas 299.322 cartas com votos de eleitores residentes no estrangeiro, a maioria provenientes da Europa (230.731, ou 77%), seguida da América (57.345, 19%), da Ásia e Oceânia (9.396, 3%) e de África (1.850, 1%).

Ler Mais