Legislativas 2019. Sabe quanto custaram as eleições deste domingo?

Foram precisos um total de cerca de sete milhões de euros para colocar em marcha estas eleições legislativas, segundo dados cedidos pelo Ministério da Administração Interna (MAI) ao “Correio da Manhã” (CM).

De acordo com o MAI, as contas incluem todos os gastos inerentes à logística das eleições para a Assembleia da República. Contudo, o valor global do acto eleitoral ainda não tem em conta os gastos com o aumento do número de cartas enviadas aos portugueses no estrangeiro.

Na sequência da aprovação do recenseamento automático, as cartas enviadas aos emigrantes portugueses subiram de cerca de 300 mil para 1 450 000, mas, neste momento, ainda não está feito o levantamento do montante relativo a esta alteração, segundo o CM, que cita fonte oficial do Governo.

Ainda no que diz respeito ás diferentes rubricas que integram os custos totais das legislativas, uma fatia de cerca três milhões de euros serviu para pagar aos membros das mesas das assembleias de voto. Contas feitas, coube 51,77 euros a cada elemento pelas funções desempenhadas no dia da eleição, sendo que se prevê que o número global de membros nas mesas de votos seja de 55 930.

Relativamente à subvenção pública, o valor é diferente: os candidatos às legislativas de domingo terão tido direito a cerca de sete milhões de euros, saídos directamente dos cofres da própria Assembleia da República, pode ler-se no website da Comissão Nacional de Eleições.

Para chegar a este valor, a verba do Indexante dos Apoios Sociais, que este ano subiu para 435,76 euros foi multiplicada por 20 mil nas eleições à Assembleia da República, com a respectiva subvenção a corresponder a 80%. Assim, contas feitas, o montante a atribuir aos candidatos é de 6,9 milhões de euros.

Ler Mais





Comentários
Loading...