LEFFEST 2020 arranca hoje com “Disponível para amar”, de Wong Kar Wai

O Nobel da Literatura de 2019, Peter Handke, que fará parte do júri, é o nome mais destacado da edição deste ano do Lisbon & Sintra Film Festival, mais conhecido como LEFFEST, que arranca hoje e se prolonga até dia 25 em várias salas. “Realizar um festival presencial nestas condições é um ato político. A pandemia e as restrições tiveram consequências, mas mantemo-nos à altura na qualidade e oferta de outros anos. Prolongámos esta edição três dias até 25 para responder à programação delineada. Claro que é pena não termos fins de semana à tarde e noite e as noites durante a semana, porque são sempre sessões mais fortes, mas há motivos mais do que suficientes para vir”, acentua o produtor Paulo Branco, principal responsável pela organização do Festival.

Além da já citada presença de Handke, Branco enumera outros pontos de interesse, distribuídos pelas diversas vertentes do certame. “Vamos ter Frédéric Bonnaud, presidente da Cinemateca francesa, mas também uma vasta oferta de filmes com todos os melhores produzidos este ano, uns que já estiveram em festivais, outros ainda inéditos. Em competição vão estar onze filmes. Além disso, teremos as grandes retrospetivas de Paul Thomas Anderson e de Clément Cogitore, mas também, em primeira mão, cinco filmes de Wong Kar Wai em cópias restauradas. Não esqueço o filme ‘The Human Voice’, do Pedro Almodóvar, e filmes que ganharam os principais festivais de cinema realizados neste ano estranho em que não houve Cannes, mas houve Berlim, Veneza e San Sebastian”, explica.

Fora de competição está já confirmada a presença do ator Viggo Mortensen – o Aragorn da saga “O Senhor dos Anéis”, mas com participações marcantes em filmes como “Uma História de Violência” (2005) e “Promessas Perigosas” (2007), ambos de David Cronenberg, e do mais recente e multipremiado “Green Book” (2018), realizado por Peter Farrelly -, neste caso com o seu primeiro filme no papel de realizador. Chama-se “Falling” e teve estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto. No LEFFEST será exibido no dia 20, às 19h30, no Tivoli.

Por outro lado, Paulo Branco refere-se ainda a secções como a dos “Olhares em Confronto”, na qual vão marcar presença “verdadeiras pérolas” cinematográficas, a “importante presença da música com concertos do maravilhoso pianista Piotr Anderszewski e do Salvador Sobral”, mas também “simpósios com a abordagem de temas como o pós-pandemia e uma reflexão sobre a atribuição da categoria de Património Mundial a Sintra há 25 anos, as consequências diretas disso para as populações e para o turismo e tudo aquilo que irá acontecer”.

Para saber mais sobre o LEFFEST pode consultar a página oficial do festival aqui.






Comentários
Loading...