Le Kiosque à Pizzas procura parceiros em Portugal
Le Kiosque à Pizzas está à procura de novos parceiros para expandir a sua rede de quiosques em todo o País.
Investir num negócio local, criar o seu próprio emprego e mais postos de trabalho, numa lógica de empresa individual em rede, é esta a estratégia da Le Kiosque à Pizzas.
Em Portugal existem já oito quiosques – Guarda, Lagoa-Algarve, Caldas da Rainha, Chaves, Ericeira, Foros de Amora, Peniche e Lourinhã. A abertura do nono está prevista nos próximos meses em Esmoriz e já está fechado o licenciamento para a instalação de um quiosque em Sesimbra, ainda sem proprietário.
Com mais de 450 quiosques em França, que funcionam num modelo de take-away, a marca foi criada em 2004 e desenvolveu um sistema inovador de franchising que não contempla o pagamento de royalties, direitos de entrada ou taxas de publicidade, privilegiando a independência dos empresários.
Ao adquirir um quiosque, o parceiro passa a ser o proprietário integral de um equipamento munido de todas as ferramentas – desde o forno e da amassadeira, ao WC e telefone para receber as encomendas – necessárias à venda e confecção diária das pizzas. O contrato prevê também formação, sendo possível tornar-se num pizzeiro (pizzaiolo) hábil num curto espaço de tempo e a garantia de exclusividade num determinado território.
«Tal como em França, a nossa aposta é chegar a todo o País, fugindo dos grandes centros de Lisboa e Porto, que já estão sobrelotados de oferta, privilegiando os concelhos do interior, as cidades mais pequenas, e as localidades costeiras com vida balnear, por exemplo, que são uma opção muito interessante para este tipo de produto», explica Marc Derrien, representante da marca e radicado em Portugal há quase 20 anos.
O sucesso do conceito começa precisamente na localização dos quiosques em pontos estratégicos de grande circulação, como as imediações de bombas de gasolina, junto à praia ou a supermercados, em cidades pequenas e médias, ou vilas.
Para ser proprietário de um quiosque é necessário um investimento aproximado de 100 mil euros, sendo que a equipa Le Kiosque à Pizzas pode ajudar o empreendedor a beneficiar de condições de financiamento mais favoráveis.
«É necessário contudo que o parceiro tenha cerca de 30% de capital próprio. Sabemos que em Portugal o retorno tenderá a ser mais demorado, contudo é um negócio altamente rentável que permite ao fim de dois anos recuperar o investimento e desde o primeiro dia garantir um ordenado médio de 1200 euros. A vantagem é que depois de adquirir o quiosque, o proprietário não tem de pagar mais nada à marca”, realça Derrien.
A confecção artesanal, a massa fresca feita diariamente em cada quiosque e a qualidade dos ingredientes são outros factores de sucesso, segundo a marca. Os ingredientes são fornecidos pela marca, originários de França e de Itália. Existe inclusive a possibilidade de cada empresário criar receitas exclusivas, como acontece em Chaves com a pizza de alheira, ou em Peniche com a pizza de cavala.