Lavagem de dinheiro baseada em NFT cresceu “significativamente” em 2021
Durante o ano de 2021, mais de 38 mil milhões de euros (44,2 mil milhões de dólares) foram enviados para os dois tipos de contratos inteligentes Ethereum “associados a mercados e coleções NFT”. Esta atividade de lavagem de dinheiro ainda é “pequena, mas visível”.
Esta é a conclusão de um relatório elaborado pela empresa de análise de blockchain Chainalysis, que explica que os contratos inteligentes são coleções de código que alimentam aplicativos descentralizados e NFT, embora não tenham revelado que plataformas NFT foram analisadas.
Chainalysis sublinha que no terceiro trimestre de 2021, os fundos enviados aos mercados NFT por endereços ilícitos “subiram significativamente”, revela a ‘CNBC’.
A análise feita pela Chainalysis fez o rastreio de endereços ilícitos, ou aqueles associados a cibercriminosos, para ver se estes estavam a utilizar fundos ilegais para comprar NFT.
A empresa de análise de blockchain diz que este valor é apenas a ponta do iceberg em comparação com toda a lavagem de dinheiro realizada em criptomoedas no geral.
De acordo com Kim Grauer, diretor de pesquisa da Chainalysis, os investidores devem considerar escolher mercados NFT que tenham proteções para lavagem de dinheiro e outras atividades fraudulentas.
“O nosso relatório demonstra que, graças à transparência inerente das blockchains, as plataformas NFT com os dados e ferramentas corretos podem monitorizar efetivamente as suas plataformas para desligar e evitar abusos, como lavagem de dinheiro”, disse Grauer.