Lasers que destroem mísseis? ‘Q’ israelita testa sistema de defesa aéreo que custa apenas 1,85 euros por interceção

Um laser que pode destruir mísseis inimigos do céu? A possibilidade, talvez ‘digna de Hollywood’, pode avançar em Israel, com os militares a testar com sucesso um novo sistema de defesa através de feixes de luz.

O projeto é da responsabilidade de Danny Gold – o equivalente israelita ao célebre ‘Q’, da saga ‘James Bond’ e o génio científico por trás do sistema de defesa aérea Iron Dome, lembrou o jornal britânico ‘The Telegraph’. O novo laser foi “lançado” durante o conflito em curso com o Hamas, garantiu o responsável de Defesa.

A Iron Dome é apenas uma parte do escudo que protege Israel: acima deste, está o ‘David’s Sling’, projetado para derrubar aviões inimigos e mísseis de cruzeiro, disparados até 320 quilómetros de distância. Ainda mais acima estão o Arrow 2 e Arrow 3, que oferecem proteção contra mísseis balísticos – este último foi colocado ao serviço em novembro último, intercetando um míssil disparado contra Israel pelos rebeldes Houthis.

“Agora adicionámos uma nova dimensão. É um laser”, referiu Gold, sobre o novo sistema de defesa Iron Beam, que já está sob testes. “Conseguimos autorização há um ano para iniciar o desenvolvimento em larga escala e levar o sistema para o campo. Terminaremos o trabalho em vários anos… Não sei dizer exatamente quando. E de vez em quando brincamos com o kit de ferramentas atual que temos. Se tivermos a oportunidade de as pessoas atirarem em nós, poderemos expandir os testes.”

O Iron Dome saltou do papel até a implantação em tempo recorde: o sistema, referiu, tem 90% de sucesso em impedir ataques. O novo sistema de laser não substituirá o Iron Dome, mas funcionará com ele.

As vantagens são óbvias: cada míssil disparado pelo Iron – Dome custa cerca de 100 mil dólares (92,7 mil euros). “Disparar luz não é nada. É o preço da eletricidade.” De acordo com Naftali Bennett, ex-primeiro-ministro de Israel, cada intercetação do Iron Beam custaria cerca de 2 dólares (cerca de 1,85 euros)

O Iron Dome foi projetado para destruir mísseis de curto alcance e projéteis de artilharia disparados de distâncias de apenas alguns quilómetros. “O sistema está a funcionar bem, mas não se deve ficar parado”, garantiu Gold.

Ler Mais