Lar, escolas e jardim de infância evacuados em Gondomar: chamas já consumiram três casas
Um lar, duas escolas básicas e um jardim de infância tiveram de ser evacuados em Gondomar devido aos incêndios: o fumo provocado pelas chamas obrigou à retirada de todas as pessoas como medida de prevenção. Foram transportadas para o pavilhão multiusos da cidade.
Dois bombeiros tiveram de receber cuidados médicos devido à exaustão causada pelo combate às chamas.
Três casas arderam no incêndio que está a lavrar na freguesia de Jovim, em Gondomar, revelou à Lusa fonte da GNR, confirmando haver pessoas desalojadas, sem contudo especificar a quantidade.
O incêndio, em curso desde as 13:02, já avançou na direção da freguesia vizinha da Foz do Sousa, tendo sido encerradas, por precaução, escolas locais, revelou fonte da Proteção Civil.
Devido ao avançar das chamas, mantém-se o corte na circulação na Autoestrada (A) 43, entre Gondomar Este e nó da A41, e na Estrada D. Miguel, ambas em Gondomar.
Numa publicação na sua página no Facebook, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, assinalou, ao início da tarde a possibilidade de corte da Estrada Nacional 108, que junto ao rio Douro liga o Porto e Entre-os-Rios.
A página do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto indicava às 14:24 que estavam no combate às chamas 35 operacionais apoiados por nove viaturas.
Incêndios: Bruxelas solidária com Portugal e agradece ajuda de Estados-membros
Incêndios: Fogo de Albergaria atingiu 20 casas e deixou vários desalojados
Incêndios: Primeiro-ministro está a supervisionar combate e cancela agenda
Incêndios: DGS emite recomendações sobre o que fazer em caso de exposição ao fumo
País a arder: IPMA mostra imagem de satélite do efeito dos incêndios em Portugal