Lagarde afasta cenário de estagflação e diz que inflação não deve continuar a subir
Com o aumento dos preços dos alimentos e da energia em toda a Zona Euro, amplificados pela guerra na Ucrânia, preveem-se cenários de grandes dificuldades económicas. No entanto, a Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde insiste que a inflação não deve aumentar.
Lagarde afasta assim um cenário de estagflação, uma situação simultânea de estagnação económica, ou até mesmo recessão, e altas taxas de inflação, e acredita que os preços da energia e dos alimentos, que atingiram novos máximos desde a invasão da Rússia, estabilizem.
A Presidente do Banco Central Europeu sublinhou que a perspectiva de inflação é “fluida”, visto que o conflito em solo ucraniano obrigou os economistas a rever constantemente as suas previsões económicas, revela a ‘Reuters’.
“Sabemos que teremos uma inflação mais alta este ano, não há dúvida sobre isso… mas também estamos a ver alguns desses fatores que alimentam a inflação hoje, energia e alimentos, que permanecerão altos. Mas não prevemos que continue a subir mais”, disse Lagarde esta quarta-feira.