Klarna: Disrupção e Inovação
Portugal tem uma excelente reputação assente na inovação, criatividade e empreendedorismo, assim como um forte ecossistema de startups e incubadoras de renome nacional e internacional. «Além disso, do ponto de vista político, tem vindo a desenvolver medidas de apoio ao desenvolvimento da indústria tecnológica no país, investindo em I&D e promovendo a inovação através de diferentes iniciativas e programas. Devido a este caminho muito interessante que o país tem vindo a fazer, a Klarna escolheu o mercado português para fixar a sua operação e construir um Hub Technológico, não apenas por estas característica, mas também por haver um equilíbrio entre diferentes faCtores que culminam numa excelente qualidade de vida (segurança, diversidade e oferta cultural, etc..)», explica Alexandre Fernandes, Country Manager Klarna Portugal.
Quais as principais vantagens competitivas de Portugal em comparação com outros países no campo tecnológico? «São várias, incluindo o facto de a língua inglesa ser amplamente falada em Portugal, o que o torna num país altamente acessível para empresas internacionais que procuram estabelecer uma posição na Europa. Por outro lado, a cidade de Lisboa tem uma localização estratégica que, estando na costa atlântica, torna-se uma porta de entrada ideal para o mercado europeu. Mas também é importante referir que Portugal tem investido em infraestruturas de telecomunicações de alta qualidade, proporcionando um ecossistema digital eficiente e fiável para empresas tecnológicas», acrecescenta.
O BNPL está a crescer em Portugal e existem cada vez mais marcas a apresentar esse tipo de soluções aos consumidores. «Lançamos a Klarna em Portugal, em novembro de 2021. Neste ano e meio de operação expandimos a nossa presença, e contamos hoje com mais de 1.500 marcas parceiras no país, entre as quais Prozis, Tradeinn, Sklum, Uniplaces, Gato Preto, Samsung, Xiaomi Store, About You, Parfois entre outras. Contamos ainda com mais de 400 mil utilizadores e queremos chegar ao milhão de utilizadores em Portugal no próximo ano», refere Alexandre Fernandes. Além disso, na Klarna estão cada vez mais focados na experiência de compra, em juntar todas as marcas numa só app, que os utilizadores podem facilmente navegar, explorar, analisar, comparar e, claro, comprar, poupando tempo e dinheiro.
INOVAÇÃO
«Todo o nosso foco está na simplificação do processo de compras, através de uso de tecnologia. O maior benefício é esse mesmo, ajuda as marcas – portuguesas e internacionais – a estarem próximas dos seus públicos e consumidores, com uma experiência de compra simples e intuitiva. A equipa Klarna, em Lisboa e a nível internacional, está a trabalhar no desenvolvimento da mais recente tecnologia para que este posicionamento seja uma realidade diária. Portugal fica assim no mapa desta inovação constante», sublinha. Enquanto método de pagamento, os consumidores portugueses deixaram de ter no dinheiro o seu método de pagamento preferencial, e a utilização de cartão de crédito é histórica e culturalmente baixa no país. Com as preferências a evoluírem e a diversificarem-se para novas formas de pagamento, em Portugal, 52% dos inquiridos revela preferir pagar com um cartão de pagamento físico e 22% opta por um método de pagamento através do smartphone.
Para líder do sector tecnológico tem de haver uma correcta formação de profissionais e um investimento de empresas nacionais e internacionais no mercado. «Nesta fase, ambas são uma realidade, pelo que Portugal tem vindo a destacar-se e a desenvolver-se. Todo o ambiente de disrupção e inovação é criado a partir daí, com empresas como a Klarna e muitas outras a contribuírem não só para a fixação do talento no país, como para a atração de talento internacional», conclui Alexandre Fernandes, Country Manager Klarna Portugal.